domingo, 17 de dezembro de 2017

Entre São Pedro e Veneza


Saímos do centro de Petrolina às 7:30h num carro com três pessoas. Passamos na casa do José Carlos em Juazeiro e anexamos mais um carro com outras três pessoas. Chegamos em Carnaíba do Sertão às 8:30h e logo encontramos com o Gustavo, completando assim o grupo de 7 inscritos para esta Jornada.

Inicialmente, permanecemos por algum tempo na residência da Fazenda São Pedro que servia de ponto de encontro para o evento e onde foi servido o café da manhã para os presentes. Por volta das 10:30h o grupo se deslocou a cavalo por uma estrada de terra para a Fazenda Veneza, distante 1,5Km da Fazenda São Pedro. Seguimos de carro, intercalando o caminho com algumas paradas para fazer fotos dos vaqueiros.

A permanência na Fazenda Veneza foi curta. Primeiro, uma parada num bar e depois uma breve oração numa pequena capela. Logo em seguida, sob o comando e a orientação do Seu Mundinho, o grupo de vaqueiros se organizou em fila dupla, com os encourados à frente, e teve início o desfile de volta até a Fazenda São Pedro, oferecendo ótimos momentos para a nossa fotografia.

Já era quase 11:30h quanto teve início a missa, realizada na presença de uma grande quantidade de vaqueiros e público em geral. Abrigados debaixo de toldos por causa do sol forte, os vaqueiros cumpriram com os rituais e a cerimônia toda transcorreu com bonitos momentos de concentração e reflexão, além de cantos e orações. No final, a chegada do atual e do ex-prefeito de Juazeiro (naturalmente acompanhados pelo amigo e jornadeiro Ivan Cruz, Jacaré) serviram para animar ainda mais a reunião, que terminou com aboios, discursos e sorteios de brindes entre os vaqueiros participantes.

O almoço ainda iria ser servido quando decidimos retornar para casa, por volta das 13:30h. Depois, uma festa iria animar o grupo até o final do dia. Da nossa parte, seguimos para o Shopping Juá, fizemos um almoço rápido na praça de alimentação, conversamos mais um pouco e depois nos dirigimos para o descanso merecido.

Foi uma manhã repleta de momentos e locações interessantes, num evento para celebrar a cultura e as tradições do vaqueiro sertanejo. Agradecemos a todos os responsáveis pela organização por toda a atenção e cuidados com o nosso grupo, além das carinhosas referências feitas ao nosso grupo nos alto-falantes durante o desfile e também ao final da missa. É sempre um prazer poder estar presente e ter a oportunidade de documentar eventos como este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário