segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Um sertão rochoso e exuberante


Era por volta das 7:00h da manhã quando embarcamos no micro-ônibus com destino ao Mocambo, pequeno povoado próximo do Sítio do Meio em Campo Formoso. Chegamos lá por volta das 9:00, e logo o grupo de 15 pessoas se pôs em marcha por cerca de 700 metros até o local conhecido como Jatobá. Lá visitamos pinturas rupestres e andamos sobre o leito de um rio seco e coberto de pedras. Os mais aventureiros escalaram as montanhas rochosas que cercavam o local. No regresso para o ônibus, fizemos uma incursão pela casa de uma moradora que gentilemente nos deixou fotografar a sua cozinha com fogão de lenha e a ela mesma.

Já era por volta das 11:00 quando finalmente chegamos ao nosso destino principal, o Sítio do Meio. Antes, no entanto, fizemos outra parada no povoado de Oliveira, onde também tivemos a oportunidade de visitar e fotografar algumas casas e os seus moradores. No Sítio do Meio, desembarcamos e caminhamos livrevemente tanto pela parte de cima (da estrada) quanto pela parte de baixo (do leito do rio seco). Apreciamos as pinturas rupestres, fizemos pequenas trilhas, seguimos pela estrada que liga o Sítio do Meio à Campo Formoso e produzimos muitas fotos da exuberante natureza do lugar.

Passava das 13:00h quando iniciamos o percurso de volta, inicialmente sobre terra e depois sobre asfalto, até o centro de Jaguarari onde desfrutamos de um delicioso almoço regional. Em seguida, saimos para fazer alguns cliques pelo centro da cidade, especialmente a praça central, a estação ferroviária e algumas casas antigas. Visitamos a casa da família da Joana, uma querida jornadeira, e depois ainda demos um pulo até a represa, nos arredores da cidade, mas ela se encontrava completamente seca. Embarcamos para a viagem de retorno por volta das 17:00h, e chegamos em Petrolina em torno das 19:00h. Foi um dia em que conhecemos diversos locais de interesse e tivemos a oportunidade de conhecer novas pessoas e interagir com os amigos. Foi um dia muitíssimo bem aproveitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário