segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Pelos caminhos do aqueduto do Horto Florestal


Conforme combinado previamente, começamos a nos reunir na portaria principal do campus da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) em Juazeiro pontualmente às 8:00h do domingo, dia 29/10. Aguardamos cerca de 20 minutos para que todo o grupo chegasse e eram 8:20h quando o guarda, Sr. Nestor, iniciou a condução do nosso grupo de 14 jornadeiros pelo imenso campus nas margens do rio São Francisco.

Inicialmente avistamos as instalações do campus que abrigou, a partir de 1960, a antiga FAMESF (Faculdade de Agricultura do Médio São Francisco) e que posteriormente (década de 1980) foi incorporada pela UNEB. O campus, que ainda hoje é conhecido por muitos juazeirenses como Horto Florestal, é uma área de mata alta extensa por onde estão espalhadas edificações e áreas de cultivo e experimentos dos diversos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. Dentro dela, seguimos o tempo todo ao lado de um antigo aqueduto que, pela sua antiguidade (consta que possui mais de 100 anos) e características construtivas, já foi inclusive tombado pelo patrimônio histórico do estado. O chão era fofo por causa da imensa quantidade de folhas secas que caiam da inúmeras mangueiras e cajueiros que encontramos pelo caminho, e nas quais encontramos o abrigo da sombra em boa parte do percurso a pé. Em cima delas, diversos saguis se aproximavam, provavelmente curiosos com o grupo de fotógrafos que invadia o seu espaço.

Assim fomos até o final do aqueduto até chegar no leito do rio propriamente dito, de frente para a ilha de Nossa Senhora. Ali retornamos e fomos conhecer o local onde são cultivadas flores e também criados bodes e carneiros. Um pouco antes de encerrar o circuito, fomos apreciar e fotografar as exuberantes caraibeiras amarelas que ocupam os limites do campus e estão no auge da sua beleza nesta época.

Um pouco antes do meio-dia, depois de muito sol e calor, não tivemos outro destino senão um restaurante das proximidades, onde a cerveja gelada e o bom almoço foram a compensação por uma manhã de exploração de um campus maravilhoso e repleto de facetas interessantes para o nosso grupo. E, como é claro, o almoço foi também o momento para a nossa tradicional confraternização mensal com destaque, nesta edição, para o retorno de amigos de longa data e também para a participação do novo jornadeiro Gustavo Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário