terça-feira, 9 de agosto de 2016

Missa, argolinhas e forró


Dessa vez o espírito jornadeiro esteve presente através de apenas três representantes. Mas nem por isso a 61ª Jornada Fotográfica, ocorrida na Missa do Vaqueiro realizada na Fazenda Atoleiro neste último sábado, deixou de ser interessante, divertida e provida de um universo imagético rico e diverso.

Chegamos de carro por volta das 9:00h e fomos logo conhecer o espaço da festa e algumas das pessoas que já estavam circulando por lá. Enquanto o movimento maior não começava, aproveitamos para explorar os caldeirões rochosos situados ao fundo do descampado onde ocorreria o evento.

A Missa do Vaqueiro foi celebrada às 10:00 pelo padre Carlos, de Carnaíba do Sertão. Na parte da tarde houve uma corrida de argolinhas e, na parte da noite, um forró. A missa em si não é um evento de grandes proporções, mas ainda assim reúne algumas dezenas de vaqueiros que vem de sítios e fazendas próximas.

Depois da missa, os vaqueiros e visitantes fizeram uma pausa para o almoço, que se estendeu em longas e agitadas conversas, ao som de um animado trio de forró, até o meio da tarde. Tanto durante a missa como neste almoço prolongado, fomos brindados com os aboios do seu Mundinho, um dos mais importantes e conhecidos vaqueiros da região. Uma barraca do Adilsão, da loja Coisas do Sertão, comercializava itens como chapéus de couro, perneiras, arreios e outros acessórios para vaqueiros e curiosos. Quando o sol perdeu o vigor teve início a corrida de argolinhas, foi para lá que se deslocaram todos. Enquanto a noite se aproximava, muitas outras pessoas iam chegando para participar do forró que seguiria noite adentro.

Saimos de lá debaixo de um céu repleto de tons azulados e amarelados intensos, minutos antes de a escuridãotomar conta do local e embalar os vaqueiros e visitantes que ainda mostravam disposição para dançar depois de um dia debaixo de sol escaldante e muita poeira.

Registramos aqui os nossos agradecimentos para Dilma Macêdo, por nos informar do evento e também por nos receber no local no dia, assim como ao Seu Mundinho, um anfitrião igualmente gentil e atencioso.

2 comentários:

  1. coisas do nordeste!!!

    ResponderExcluir
  2. car@s
    envio link de congresso de fotografia a ser realizado na univasf em setembro.
    mais informacoes no site:
    http://congressodefotografia.yolasite.com/

    ResponderExcluir