segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Explorando Salgueiro e Conceição das Crioulas


(Fotografias Fabio Neto)

Por Flavia Ramos

Era manhã do sábado, dia 15/08, quando os 24 participantes da 50ª Jornada embarcaram no micro-ônibus com destino a Salgueiro. Muita animação e expectativa nos acompanhavam. Parada em Orocó para tomar o café da manhã, com direito a um delicioso pastel de queijo coalho muito bem servido. 

Salgueiro nos recebeu com uma garoa gostosa e temperatura muito agradável, mas os pingos da chuva preocuparam os jornadeiros ávidos para colocar suas máquinas em ação. Desembarque no hotel para deixar as malas e seguir para o centro da cidade, já na companhia do diretor de Turismo da Prefeitura de Salgueiro, Rilmar Cantarelli, que elaborou nosso roteiro e nos acompanhou durante todo o tempo.

Nossas atividades fotográficas tiveram início com as feiras livres da cidade, território vasto e exuberante de riquezas, com personagens peculiares e infinitas cores para todo lado.

Seguimos então para a Igreja de Santo Antônio, a Matriz da cidade, situada no centro de uma singela praça, onde suas paredes amarelas se sobressaem em toda sua exuberância. Passeamos por sua praça, descansamos em seus bancos e ainda tivemos o privilégio de conhecer o casarão situado em frente à praça, de onde a vista é espetacular. 

Dando continuidade à nossa jornada, caminhamos pelas ruas de Salgueiro, observando a rotina da cidade e seus habitantes, até chegarmos ao Museu do Couro, onde está abrigado o Memorial do Vaqueiro, uma linda e forte exposição de fotografias e artefatos típicos desse personagem-símbolo do Nordeste.

De volta ao micro-ônibus fomos conhecer a "Casa do Sanfoneiro", uma casa de show onde o ritmo é dado pelo forró pé-de-serra e a decoração é toda baseada nas casas de taipa, típicas do interior.  

Retornamos ao hotel para descansarmos até o horário do jantar. Partimos então para uma "cuscuzeria", onde pudemos degustar essa refeição tão característica do nordestino. Muito cuscuz, tapioca, café e risada depois, demos então mais uma volta a pé pela cidade, observando a rotina noturna dos seus habitantes.

No domingo logo cedo, nos despedimos de Salgueiro e partimos rumo ao Povoado de Conceição das Crioulas, comunidade remanescente de quilombo. Com a companhia de Lurdinha, partimos para a parte rural do local, onde pudemos conhecer pinturas rupestres, formações rochosas com caldeirões e lagoa com vestígios de fósseis, tudo em um passeio muito agradável, incluindo no caminho a interação com aqueles que lá vivem e nos receberam com sorrisos tímidos e sinceros, tudo, claro, devidamente registrado por nossas lentes.

De volta ao povoado, fomos conhecer o artesanato desenvolvido pela comunidade, através da Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, sua igreja, ruas, pessoas e estabelecimentos. Após a caminhada, pausa para o almoço, onde a muito simpática Valdeci nos ofereceu um mungunzá salgado (ou pintado) e de sobremesa doce de xique-xique. 

Por fim, pegamos a estrada de volta, com o cansaço sendo vencido pelas experiências, faces e fotografias lá realizadas. 

Um comentário:

  1. Foi um grande prazer receber a todos durante essa jornada em nosso município fica aqui o meu abraço e o convite para novamente virem a Salgueiro, estamos de portas abertas para recebê-los.

    Rilmar Cantarelli Feitosa - Diretor de Turismo - Salgueiro PE

    ResponderExcluir