domingo, 4 de outubro de 2015

Quando o mar virou sertão


(Fotografias de Rafael Lechado)

Foi uma Jornada para conhecer o mar que virou sertão, depois que o sertão virou mar. Com o nível das águas da represa de Sobradinho muito baixo por conta da estiagem, as ruínas da antiga Remanso ressurgiram  do fundo do lago. Uma oportundade única que foi explorada com grande entusiasmo pelos participantes da nossa 49ª Jornada Fotogrática. Entre eles, o paulistano Ricardo Inada, que nos deu a honra da sua presença, tendo vindo do sul especialmente para nos acompanhar neste dia.

por Ricardo Inada:

"Sou um eterno amante da fotografia, ainda na caminhada do aprendizado, mas sempre arriscando um "click" na captura de momentos. Moro em  São Paulo e já participei de alguns grupos em saídas fotográficas pela cidade. 

Sempre quis conhecer de perto a história das cidades que foram inundadas pelas águas do rio São Francisco, o relato do povo que habitava os antigos municípios, sua cultura, os sentimentos e lembranças que despertaram e ficaram na memória dessa gente que teve parte de sua trajetória submersa, em razão do represamento na barragem de Sobradinho.

Tomei conhecimento do grupo Jornadas Fotográficas do VSF há um ano, em pesquisas pela rede e me cadastrei  na expectativa de participar de um desses encontros algum dia e desde então vinha acompanhando suas atividades.  Para minha surpresa, em abril deste ano fui  informado que a próxima jornada (a 48ª) seria uma visita às ruinas da velha Remanso, então não tive dúvidas e confirmei minha participação. A disputa por uma vaga foi bastante acirrada, mas consegui embarcar  nessa viagem e conhecer esse pessoal super receptivo do grupo. 

Fiquei maravilhado com as duas cidades que se avizinham (Petrolina e Juázeiro) e como disse Angela Maria, uma integrante do grupo, um dito dos ribeirinhos:  “Uma vez que se bebe da água do Velho Chico, o rio nunca mais sairá de você, e você voltará sempre”, trago comigo essa esperança e muitas boas lembranças dessa experiência.

A todos, meus agradecimentos pelo carinho e apoio."

Aproveitamos para deixar registrado também o nosso agradecimento para a guia Lise Luz, que nos ajudou na elaboração do roteiro, nos mostrou os caminhos, abriu as portas do Museu do Sertão e nos acompanhou durante todo o dia.

2 comentários:

  1. Marcus, a experiência de acompanhá-los nessa expedição foi fantástica, pela oportunidade de conhecer e registrar parte dessa história; deixo meus agradecimentos a todos os Jornadeiros, pela amizade e camaradagem com que fui recebido no grupo e parabenizá-los pelo belíssimo trabalho, que vem se revelando a cada jornada - são todos muito feras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma grande honra e um imenso prazer tê-lo conosco neste dia, Ricardo. Volte sempre, você é muito bem-vindo! Um grande abraço!

      Excluir