domingo, 4 de outubro de 2015

Pega o boi e tira a poeira


O dia começou cedo. Partimos às 7:20 da praça do Centenário e fomos dos primeiros a chegar na Fazenda Boa Esperança, situada no distrito de Rio Jardim, zona rural de Petrolina (veja o mapa). Depois de explorar um pouco o local, fomos recebidos com um café da manhã oferecido pela organização da 3ª Pega de Boi no Mato. O ambiente era de fazenda típica, com varanda e fogões no chão. Depois do café os vaqueiros foram chegando aos poucos e às 11:00h teve início a missa num palco montado especialmente para a ocasião. Eram pouco mais de meio-dia quando a Pega de Boi propriamente dita começou.

Os jornadeiros mais ousados se embrenharam no mato e ficaram em cima ou atrás de árvores e arbustos, na expectativa de capturar as melhores cenas dessa corrida tradicional. Quando ela tive início, a poeira levantou e cobriu a todos, indistintamente. Ela só foi baixar no final da tarde, depois da última corrida. Máquinas fotográficas, roupas e cabelos ficaram cobertos de terra, mas a emoção e os bons flagrantes dessa tarde compensaram largamente. Nesse meio tempo, fomos testemunhas da coragem e da bravura destes vaqueiros no exercício do seu ofício, aqui transformado em competição. Foi uma aventura e tanto, que ainda incluiu um almoço sertanejo muito saboroso oferecido pela organização para o nosso grupo também.

Eram 17:45 quando precisamos embarcar de volta, ainda faltando duas corridas para o término do certame e o anúncio dos vencedores. Já dentro do ônibus, ouvimos as palavras de agradecimento do Wellington, da Associação dos Vaqueiros de Petrolina, que nos convidou e viabilizou a nossa presença neste dia, assim como do dono da fazenda e de outros que por ali passaram e fizeram questão de demonstrar a sua simpatia para com o nosso grupo.

A todos vocês, o nosso muito obrigado! Fomos muitíssimo bem recebidos e esperamos poder retribuir em breve com boas imagens desse dia inesquecível. Sucesso com os próximos eventos!

P.S. A terceira foto acima é de autoria da Verônica Leal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário