sábado, 17 de outubro de 2015

Convocação para a 50ª Jornada Fotográfica - Salgueiro


(Fotografia de Cristiano Almeida)

(Para efeito de registro)

A 50ª Jornada fotográfica ocorrerá nos próximos dias 15 e 16 de agosto na cidade de Salgueiro, situada 235 Km de Petrolina. Nosso objetivo na cidade será conhecer seus atrativos culturais, folclóricos e ambientais.

Partiremos no sábado, dia 15/08, pela manhã. Nosso roteiro, a princípio, contém os seguintes atrativos e foi elaborado com o auxílio do diretor de Turismo da Prefeitura de Salgueiro, Rilmar Cantarelli, que irá nos acompanhar na Jornada:

Dia 15/08:
  • Visita à feira livre da cidade.
  • Memorial do Couro – Antiga Cadeia Pública – O atrativo abriga hoje o Memorial do Vaqueiro.
  • Igreja de Santo Antônio (Igreja da Matriz).
  • Chalé Vila Maria – Construído em 1919, hoje a família mantém o memorial do Coronel Veremundo Soares.
  • Praça da Matriz – Considerada a principal praça da cidade, tem todo o seu passeio em pedra portuguesa.
Dia 16/08:

Iremos ao povoado de Conceição das Crioulas, comunidade Remanescente de Quilombo.

“Segundo os moradores, a comunidade Conceição das Crioulas remonta ao início do século XIX, com a chegada de seis crioulas. Guiadas por Francisco José de Sá, um escravo fugitivo, elas chegaram e fixaram moradia. A região era habitada pelos índios Atikum, com quem as crioulas e seus descendentes passaram a conviver em harmonia.

Conceição das Crioulas destaca-se por ser uma das primeiras comunidades do estado a buscar seus direitos enquanto quilombolas, com um histórico de organização e mobilização fortemente marcado pela liderança feminina. Em 2000, foi fundada a Associação Quilombola de Conceição das Crioulas (AQCC), hoje responsável pela Comissão de Articulação Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco”

Na região iremos conhecer pinturas rupestres, formações rochosas com caldeirões, lagoa com vestígios de fósseis e o artesanato desenvolvido pela comunidade. Sítios arqueológicos que serão visitados: Pedra do Saco da Canoa, Pedra Preta, Pedra da Mão, Pedra Montada.

Nosso almoço será feito por Valdeci, coordenadora da Associação Quilombola de Conceição das Crioulas – AQCC. Em seguida, conheceremos a vila da comunidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário