domingo, 2 de dezembro de 2012

Trilhas, mato, cachoeiras e... muita caminhada!


Foram três dias de muita caminhada, muitas trilhas, muito contato com a natureza, muita aventura e muita descoberta.

Na sexta-feira (16/11) conhecemos a Serra do Tombador, na zona rural de Jacobina, onde uma pequena queda d'água brota de uma imensa parede rochosa e se precipita sobre a beira da estrada. Em seguida fomos ao topo da mesma, através de trilhas tortuosas, conduzidos pelo nosso guia local, até alcançar um belo mirante com uma linda vista da região.

Sábado foi dedicado ao distrito de Itaitu. De manhã visitamos a Cachoeira do Véu da Noiva, onde aproveitamos para relaxar e tomar banho nas águas geladas do lago formado ao seu redor, e também escalamos um morro para chegar ao local onde a água se precipita. Foi uma caminhada árdua porém gratificante. Depois de almoçar na Pousada da Elaine, na vila de Itaitu, seguimos para o lado oposto, onde ficam a Cachoeira das Arapongas e o Poço da Geladeira. Novas caminhadas e novas paisagens de grande apelo visual no meio de uma verdadeira mata tropical nos acompanharam durante toda a tarde.

No final do dia, quando o sol já estava indo embora, e exaustos de toda a programação que, para alguns, começou até mais cedo, quando foram até a feira local para fazer alguns cliques, ainda subimos os 573 degraus (na contagem da jornadeira Carol Morgante) que levam até o topo do morro onde fica o cruzeiro da cidade e de onde se tem uma vista panorâmica da mesma. Não foram todos que tiveram gás para subir, mas os heróis que o fizeram não se arrependeram do esforço extra dispendido.

No domingo esticamos até a cidade vizinha de Miguel Calmon, onde tivemos a oportunidade de conhecer o Parque Estadual Sete Passagens. Muito bem organizado e cuidado, o parque oferece diversas opções de trilhas e até de acampamento. Como nosso tempo era curto, fizemos apenas a trilha do Vale do Dandá. Durante cerca de uma hora e meia caminhamos 3.150 metros por paisagens e vegetação bastante diversificadas, subimos e descemos morros e finalmente chegamos ao final da trilha, num mirante que termina num precipício e oferece uma belíssima vista de toda a região. Outra hora e meia para voltar, retorno para Jacobina, almoço e depois rumo de casa, onde chegamos já de noite.

Foi uma jornada com tudo o que mais apreciamos: boas caminhadas, lindas fotos e muita diversão. É certo que muitos voltaram determinados a retomar as suas atividades na academia de ginástica, e sendo assim podemos creditar também isso na lista dos saldos positivos da viagem.

Foi também uma jornada de recepção e integração com os novatos, como foi o caso da Flávia Pedrosa, do Danilson, do Cássio e da Beatriz Perez, espanhola que mora na Inglaterra, a nossa primeira jornadeira de além-mares. Tivemos ainda a satisfação de contar com a participação de Luciano e Gedean, entusiastas da fotografia em Jacobina, que nos ofereceram apoio local e depois se juntaram ao grupo no nosso primeiro dia de atividades pela região. A vocês todos, o nosso muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário