quarta-feira, 9 de maio de 2012

História e Fotografia


Foto de Robert Doisneau

Nos próximos dias 23 e 24 de maio, às 19:00hs, eu estarei ministrando o mini-curso "História e Fotografia", como parte da programação da Semana de História da UPE (Universidade de Pernambuco), no campus Petrolina.

Serão dois dias em que teremos a oportunidade de repassar a história da fotografia, desde 1839 até os dias de hoje, pontuando os principais marcos do seu desenvolvimento, as principais escolas, movimentos e fatos relacionados e, é claro, apresentando um pouco sobre o perfil, a obra e as contribuições dos fotógrafos mais importantes de todo o mundo nesse período.

Para quem ainda não conhece essa fascinante história e os seus incríveis personagens, creio que será uma excelente oportunidade para dar os primeiros passos no estudo dos mesmos. E, para quem já conhece, será a chance de lembrar os assuntos mais importantes e refletir criticamente mais uma vez sobre o papel e a importância desse passado sobre o nosso presente e o nosso futuro.

Naturalmente, iremos apresentar e examinar centenas de fotografias de todas as épocas, e creio que apenas isso será também de grande interesse para todos os participantes, uma vez que nós sabemos que a fotografia é feita não apenas com a prática, mas também com a análise e a reflexão sobre a obra de outros artistas.

As inscrições para o mini-curso podem ser feitas através do link  http://www.revistahistorien.com/inscricoessemana.htm. Mais informações sobre o mesmo estão disponíveis em http://www.revistahistorien.com/minicursooficina.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário