domingo, 29 de maio de 2011

Fotos da 7ª Jornada

Os poucos quilômetros que separam o Serrote do Urubu do centro de Petrolina não sugerem que esse lugar possa possuir uma flora, uma fauna e uma variedade de paisagens tão rica e complexa, capazes de oferecer novas e surpreendentes descobertas para o visitante atento, a cada novo retorno. Não se engane ao ver um punhado de rochas cercadas de alguma vegetação na beira do rio - o Serrote do Urubu é muito mais do que isso, como deixam claras as fotos da 7ª Jornada, produzidas no dia 21/05/2011.

Conforme voces irão perceber, o nosso grupo estava bastante atento a todos os detalhes e sutilezas do local. Prepare-se para conhecer o Serrote do Urubu que a maioria das pessoas nunca viu: lá estão desde insetos até tartarugas, passando por nada mais nada menos do que o próprio urubu que dá o nome à região; há também registros de uma comunidade que habita o entorno do serrote, de uma grande variedade de flores, plantas e coroas de frade, de paisagens típicas do sertão, com rochas, árvores secas, cactos e solo rachado, mas também, quem diria , de paisagens que não lembram em nada o sertão - com muita água, mata verde fechada e céu carregado de nuvens prestes a se desfazer em chuva!

As paisagens do alto das elevações, de onde se pode apreciar a curva do rio São Francisco, a vegetação e toda a dimensão desse ecossitema diverso, formam composições que impressionam pela beleza e perfeição. Foi uma Jornada árdua, mas o resultado compensou de longe toda a poeira, o cansaço, os espinhos e os tombos de quem não poupa esforços para poder compartilhar com vocês mais uma atração da região do Vale do São Francisco. Espero que todos gostem!

Para ver o resultado, é só clicar aqui.

6 comentários:

  1. "Nós, fotógrafos, somos todos contadores de histórias, algumas quase reais, outras totalmente ficcionais. Algumas mais objetivas, outras mais subjetivas. Uma saída (jornada) é uma oportunidade de adentrar um outro entorno, de conhecer outra historia e de poder conta-la. Claro que há infinitas maneiras de se documentar a mesma história mas uma regra é básica: é necessário se envolver com ela."

    Roberto Linsker

    Mais uma JORNADA... Mais uma HISTÓRIA.

    Parabéns a todos. Parabéns Marcus e muito OBRIGADO!!!

    Que venha a 8ª...

    ResponderExcluir
  2. Maurício,
    Obrigado por fazer parte dessa história!! É uma honra e um prazer contar com a sua participação e o seu rico convívio.
    Grande abraço,
    Marcus.

    ResponderExcluir
  3. Ás vezes nossa vida é abençoada por
    pessoas tão especiais, que nos tornamos
    mais felizes só porque um dia tivemos a
    chance de conhecê-las...À todos os companheiros
    das Jornadas...abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras, Regina. Elas resumem bem o espírito do nosso grupo.

    ResponderExcluir